Marcas pioneiras estão adaptando os processos convencionais de ideação, criação e produção para alcançar a circularidade, desde serviços de revenda até a reciclagem de resíduos.
De acordo com o Circularity Gap Report 2021, da organização de impacto Circle Economy, apenas 8,6% nosso mundo é circular, deixando uma enorme lacuna para as empresas intervirem e liderarem a economia global em direção à circularidade. Uma abordagem de negócios circular é regenerativa e restauradora por excelência, pois se baseia em três princípios fundamentais: projetar pensando em zero desperdício e zero pegada de carbono, prolongar o uso de produtos e materiais e regenerar sistemas naturais.
Novas fronteiras circulares: para comemorar o Dia da Terra, em 22 de abril de 2021, a North Face anunciou o compromisso de usar apenas recursos reciclados, regenerativos ou renováveis para seus principais materiais até 2025. Para alcançar essa meta ambiciosa, a marca unirá três iniciativas: um serviço de reparo gratuito, seu programa de reciclagem de roupas Clothes the Loop e sua plataforma de revenda North Face Renewed. O recurso The Jeans Redesign, da Ellen MacArthur Foundation, proporciona diretrizes para a indústria de jeans sobre o design e fabricação de produtos de acordo com princípios circulares. Lançado em 2019, o projeto recentemente alcançou 100 participantes, incluindo Zara, Massimo Dutti e Pull&Bear. Por fim, a Our Choice, com sede em Luxemburgo, é a primeira marca de tênis circular do mundo. Os produtos são criados para durarem e serem reparados, e 100% dos materiais usados são recicláveis e compostáveis.
Em seu compromisso de se tornar uma marca totalmente circular até 2025, o H&M Group lançará o Circulator, um guia de design e passo a passo de código aberto para ajudar as equipes criativas a criarem e produzirem de acordo com os princípios da economia circular. (Fonte: WGSN/ 2021)
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